Cardiologia

A Cardiologia é uma especialidade médica que se ocupa da prevenção, do diagnóstico, e do tratamento, designadamente invasivo, das doenças do coração e do sistema circulatório.

Uma vez que as Doenças Cardiovasculares são a principal causa de mortalidade e morbilidade nos países desenvolvidos, a cardiologia é uma das especialidades que mais evoluiu nos últimos anos. A par de uma forte componente clínica, desenvolveram-se diversas técnicas complementares de diagnóstico, com especial destaque para as Técnicas Eletrocardiográficas e para as técnicas de imagem como a Ecocardiografia. Evoluiu também de forma notável a Cardiologia de Intervenção, possibilitando hoje em dia o tratamento de muitas doenças cardíacas, congénitas ou adquiridas, sem necessidade de recorrer á cirurgia.

Cardiologia Pediátrica (crianças)

A Cardiologia Pediátrica, é a especialidade médica que se dedica ao diagnóstico e tratamento das doenças cardíacas nas crianças e adolescentes, desde a conceção até à idade adulta, quer se trate de doenças congénitas ou adquiridas.

Esta especialidade, que utiliza exames auxiliares de diagnóstico semelhantes aos da cardiologia de adultos, tem ainda um papel importante na prevenção de morte súbita no desporto, tendo em conta que a grande maioria das crianças pratica desporto...

pneumologia

A Pneumologia é a especialidade da Medicina que se dedica ao estudo das doenças relacionadas com o aparelho respiratório e toda sua estrutura, incluindo, pulmões, traquéia e brônquios.

O Pneumologista é o profissional de saúde habilitado á prevenção, ao diagnóstico e ao tratamento das doenças pulmonares, com base na avaliação clínica, e se necessário, na realização e interpretação de alguns exames de diagnóstico, como os gases do sangue, a espirometria, a polissonografia, a broncoscopia, a biopsia, etc. A desabituação tabágica é também um bom exemplo da capacidade de intervenção desta especialidade.

Entre outras, são exemplos de doenças do âmbito da pneumologia a Apnéia Obstrutiva do Sono, a Asma, a Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), as Pneumonias, a Tuberculose Pulmonar, as Doenças do Interstício Pulmonar, as Doenças Auto-Imunes com envolvimento pulmonar, as Pneumoconioses e as Neoplasias Pulmonares.

MEIOS AUXILIARES DE DIAGNÓSTICO
CARDIOLOGIA E CARDIOLOGIA PEDIÁTRICA

• Eletrocardiograma (ECG)
  • Monitorização Eletrocardiográfica Ambulatória de 24 horas (ECG Holter)